13 de novembro de 2009

Deixe Lindberg ser candidato, Presidente.

Caro Presidente,

Desculpe-me lhe tirar de seus afazeres para lhe incomodar com um assunto tão sem importância. Afinal, suas ocupações transcendem em muito coisas tão triviais. Sei de suas tantas preocupações com os prejuízos que a violência no Rio de Janeiro pode causar a imagem da Cidade Olímpica, esta crise causada pelo golpe em Honduras, que não tem fim, as divergências para ver quem vai embolsar mais os royalties do Pré-Sal, os acordos para ampliar a base de apoio à candidatura da Dilma, e tantas outras questões de difícil solução. Com tantas coisas desta importância para resolver é muita pretensão a minha lhe pedir para tratar de coisa tão trivial. No entanto, conto com sua sensibilidade com os problemas do povo, ainda que seja outra pretensão minha esta: falar em nome dele, o povo.

Mas depois de tantos pedidos de desculpas e tantas solicitações para permitir-me falar de minhas preocupações, permita-me ocupar alguns poucos minutos de seu tempo para pedir-lhe pela candidatura de Lindberg ao Governo do Rio de Janeiro. Por favor, Lula - permita-me quebrar as cerimônias do tratamento com o Chefe de Estado e relembrar-lhe os velhos tempos, ainda que mortos e enterrados, em que éramos companheiros de Partido em suas jornadas pela Presidência do país -, deixe que ele se candidate ao Governo.

Meus argumentos são simplórios, devo confessar, mas acredito de verdade, que você - opaaaa! - não terá motivos para se arrepender de conceder a ele este desejo - veja que não é a mim e sequer sou porta-voz da vontade dele. Longe de mim.

A candidatura do Prefeito não pode ser utilizada como argumento para atrapalhar a aliança com o PMDB, afinal a força eleitoral do PT desmoronou desde a experiência genial e desastrosa do mandato tampão de Benedita da Silva, em 2002. Veja que o PT tem apenas 6 deputados estaduais no RJ o que é muito pouco para impedir que Sérgio Cabral tenha maioria na ALERJ.

Como o seu Partido está dividido em torno do apoio ao Cabral e ao Lindberg, como já aconteceu em tempos de intervenção para impor a candidatura do Garotinho, qualquer que seja o candidato do PT, o outro pedaço vai fazer o que lhe der na telha. Você sabe muito mais do que eu que é assim que funciona.

Agora, Presidente, para a Cidade de Nova Iguaçu isto faz uma diferença que, daí de Brasília, você não tem condições de dimensionar. É eleição das direções do PT, depois a disputa para decidir a candidatura, depois, quem sabe, a própria candidatura. Isto custa uma dinheirama. As contas da Cidade vão financiar isto, aliás estão financiando. São centenas de cargos comissionados para fortalecer a candidatura no PT, é muito dinheiro para alimentar a estrutura da futura campanha. O Prefeito já fez antecipação de receitas de royalties por anos e anos, já pegou dinheiro do Fundo de aposentadoria. E como você sabe, depois deste verão aqui, ele vai “voar” em outros cantos e nem vai passar perto deste canto onde ele fincou a bandeira desta aventura. Por outro lado, disso você sabe mais ainda (ou não sabe?): ele não é bom pagador.

Nesta altura, você deve estar perguntando: “mas ele não é um bom prefeito?”. Você precisa voltar aos seus afazeres. Disso eu falo depois pra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário